Se você criou sua proposta e ou cotação, na Plataforma 77 e quer saber como realizar a inclusão do seu repasse (custos, margem, mão de obra, equipamento CA e muito mais), no orçamento do seu cliente, este é o lugar certo!
Abaixo, você verá o passo a passo de como adicionar seus custos.
Este passo a passo foi desenvolvido para garantir que você consiga inserir todas as informações necessárias de forma clara e precisa:
Adicionando os custos na cotação rápida
Se você criou uma cotação rápida e escolheu qual o kit de equipamentos fotovoltaicos, utilize o passo a passo abaixo.
Na cotação escolhida, clique no botão "Reservar equipamento" e ajuste o valor da mão de obra do lado esquerdo da tela, se necessário;
Atenção!
A mão de obra é preenchida automaticamente pela Plataforma e não pode ultrapassar 50% do valor total do projeto, mas você pode alterar se necessário.
2. Preencha os dados de entrega e de faturamento com as informações do seu cliente;
3. Selecione o método de pagamento e clique em “Reservar equipamentos”, para seguir com a reserva e posterior pagamento do seu pedido.
Adicionando custos ao criar a proposta
Se você está seguindo o caminho de “Dimensionar e Cotar”, para criar a proposta do seu cliente, é só seguir com a cotação para acessar a tela de estrutura da sua proposta.
Identifique a opção “Orçamento”, no canto direito central da tela e clique no ícone de lápis, como indicado abaixo, para abrir a aba de custos extras para adicionar os valores, conforme o tipo de custo.
Você pode utilizar a lista de custos indicados ou adicionar um personalizado no botão “Adicionar custos”. Após preencher o valor do custo desejado, basta clicar fora do campo, para salvar a informação ou pressionar o botão “enter”.
Dica
Você pode fazer a reserva e pagamento do seu pedido, através do ícone de sineta, na sessão Equipamentos, como indicado na imagem abaixo.
Adicionando custos na proposta comercial existente
Caso tenha criado a sua proposta comercial, é necessário seguir o passo a passo abaixo:
Na página inicial, selecione a aba propostas e clique no projeto do cliente que deseja adicionar esses valores;
2. Identifique a opção “Orçamento” e clique no ícone de lápis, localizado no canto direito, para abrir a aba de custos extras;
Dica extra
Você pode utilizar a lista de custos indicados ou adicionar um personalizado no botão “Adicionar custos”. Após preencher o valor do custo desejado, clique fora do campo, para salvar a informação ou pressionar o botão “enter”.
Configurar custos automáticos
Agora que já sabe como adicionar os custos aos projetos dos seus clientes, existe uma maneira mais prática de adicionar essas informações de maneira automática.
Para isso, clique no seu nome, no canto superior direito da tela e selecione a opção “Minha conta” e abra a aba “Definição de proposta”;
2. Em seguida, selecione a opção “Precificação” e localize o botão “Inserir custo”, para adicionar o custo que deseja pré-configurar;
3. A Plataforma 77 vai abrir a aba de inclusão de regra, e basta preencher os campos abaixo para que o custo seja adicionado automaticamente em suas próximas propostas e clique no botão “Inserir custo”, para finalizar.
Selecione o tipo de custo: a Plataforma 77 oferece uma lista de indicação custos que pode utilizar, mas você pode selecionar a opção “Novo custo personalizado”, para adicionar algum que não esteja nessa lista;
Valor do custo: neste campo, você vai informar qual será o valor desse custo;
De kWp - Até kWp: nesses campos, vai informar para a plataforma 77 em quais propostas deseja que o custo em questão seja aplicado;
Cálculo: este é o campo que determina como o custo será calculado ao valor do projeto. Nele, podemos encontrar duas opções:
R$/kWp: indica custo variável, onde o valor inserido no campo “valor do custo” será multiplicado pela potência do kit escolhido na proposta e adicionado ao valor total do projeto.
Exemplo: o valor do kWp desse custo é R$ 500,00 e a potência do kit é 15kWp. Logo, multiplicaremos 500 por 15 e o valor total desse custo será de R$7.500,00.
R$/Dimensionamento: indica custo fixo, onde o valor inserido no campo “Valor do custo” será adicionado ao valor total do projeto.
Exemplo: o valor do kWp desse custo é R$ 500,00. Logo, se o valor do kit for R$12.350,00 o total do projeto desse cliente será de R$12.850,00.
Agora que já sabe como adicionar e pré-configurar os custos no orçamento do seu cliente, acesse a plataforma 77 e facilite o seu dia a dia!